segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Sanidade Marítima



O D.L. n.º 370/2007 regula os atos e procedimentos aplicáveis ao acesso e saída de navios e embarcações de portos nacionais, bem como estabelece algumas disposições sobre documentos e certificados de bordo e sua aplicação

O Regulamento Sanitário Internacional foi transposto para o ordenamento jurídico português, através da publicação do Aviso nº 12/2008, de 23 de Janeiro de 2008. O R.S.I, alerta para a necessidade de intensificar a vigilância epidemiológica e controlo das doenças transmissíveis com perigo de disseminação internacional.

Não sendo o Porto de Vila Real de Santo António, um porto designado, mas recebendo semanalmente, entre Abril e Outubro, uma embarcação de passageiros proveniente de Espanha, são emitidos Desembaraços Sanitários, (Figura 1) pela Autoridade de Saúde através da Janela Única Portuária (JUP).

Figura 1 – Exemplo Desembaraço Sanitário


Assim, o objetivo dos Técnicos de Saúde Ambiental é prevenir, proteger, controlar e dar respostas em termos de saúde pública à propagação de doenças, utilizando meios proporcionados e limitados aos riscos de saúde pública.




Referências Bibliográficas:
Ministério da Defesa Nacional. Decreto Lei. n.º 370/2007, de 6 de Novembro de 2007. Consultado a 13 de Novembro
Ministério dos Negócios Estrangeiros. Aviso nº12/2008, de 23 de Janeiro de 2008. Consultado a 13 de Novembro


Sem comentários:

Enviar um comentário