segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Avaliação das Condições de Segurança, Higiene e Saúde nos Estabelecimentos de Educação e Ensino


 
“É imperativo que a sociedade garanta a segurança das crianças como um direito humano fundamental.”                   
    (European Child Safety Alliance, 2004)

O Programa Nacional de Saúde Escolar tem como objetivo específico a promoção de um ambiente escolar seguro e saudável.
A localização, o tipo de instalações e o modo de funcionamento, dos Estabelecimentos de Educação e Ensino, podem condicionar a salubridade, o conforto e a segurança, influenciando a saúde de todos os seus alunos, docentes e restantes funcionários.

A avaliação, dos riscos nas escolas, é uma forma de conhecer a vulnerabilidade das instalações, dos equipamentos e do ambiente com o objetivo de os eliminar ou, quando tal não é possível, de os minimizar. Este procedimento implica uma análise da situação, a elaboração do relatório, a proposta das correções e o  envolvimento das entidades responsáveis pelo estabelecimento na definição de prioridades e na adoção de soluções de atuação, que seguem o Formulário de Avaliação das Condições de Segurança, Higiene e Saúde do Estabelecimento de Educação e Ensino, da Circular Normativa n.º 12/DSE, de 29 de Outubro de 2006. (Figura 1)




Figura 1 - Formulário de Avaliação das Condições de Segurança, Higiene e Saúde do Estabelecimento de Educação e Ensino 


A avaliação e a reavaliação das escolas, permite monitorizar e atualizar as condições de segurança, higiene e saúde, ao mesmo tempo que verifica o cumprimento de eventuais correções.

Deste modo, compete aos Técnicos de Saúde Ambiental realizar vistorias aos Estabelecimentos de Educação e Ensino para avaliar as condições de segurança, higiene e saúde.

Realizei vistorias aos Estabelecimentos de Educação e Ensino com o intuito de verificar e avaliar as condições de segurança, higiene e saúde com o formulário referenciado. Este faz uma avaliação da Segurança e Higiene e Saúde do Meio Envolvente próximo, do Recinto Escolar e Espaço de Jogo e Recreio, do Edifício Escolar e das Zonas de Alimentação Coletiva. 
 
Nas vistorias realizadas, verifiquei algumas anomalias, nomeadamente no Recinto Escolar e Espaço de Jogos e Recreio, no Edifício Escolar e nas Zonas de Alimentação Coletiva:
 
No Recinto Escolar e Espaço de Jogos e Recreio verifiquei que as condições não são as mais favoráveis, pois existiam árvores de pequeno porte que contêm raízes visíveis e o chão estava com vestígios de material cortante. Além disso, o material para cobrir o chão estava impróprio e sujeitável a acidentes escolares; (Figura 2)
 
Figura 2 - Recinto Escolar e Espaço de Jogos e Recreio


No Edifício Escolar observei que este não tem acesso para pessoas com mobilidade condicionada, as instalações sanitárias não estavam equipadas com dispositivos individuais de lavagem, secagem das mãos e papel higiénico, as portas em vias de evacuação não eram de abertura no sentido de saída, os produtos e utensílios de limpeza não estavam guardados em locais para o fim; (Figura 3)

Figura 3 - Edifício Escolar
 
Na Zona de Alimentação Coletiva verifiquei que o teto apresentava sinais de humidade e a parede exterior mostra sinais de degradação. (Figura 4)
 
Figura 4 - Zona de Alimentação Coletiva

Assim, os Estabelecimentos de Educação e Ensino após esta avaliação, devem cumprir as medidas corretivas que os Técnicos de Saúde Ambiental propõem, de modo a proteger a integridade física das crianças e evitar acidentes indesejados.




Referências Bibliográficas:
Ministério da Saúde. Direcção-Geral da Saúde. (2006) Circular Normativa n.º 12/DSE, de 29 de Novembro de 2006. Programa Nacional de Saúde Escolar – Avaliação das Condições de Segurança, Higiene e Saúde dos Estabelecimentos de Educação e Ensino. Consultado a 12 de Novembro de 2012
 

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