segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Intervenção Ambiental (Reclamações por Poluição e Insalubridade)


Durante a minha estadia na Unidade de Saúde Pública, deram entrada inúmeras reclamações por poluição e insalubridade.
Apesar das Autoridades de Saúde não terem competências específicas para a resolução dos problemas, originados por situações de insalubridade ou poluição, as Unidades de Saúde Pública são procuradas para este intuito. 
Deste modo, cabe aos Técnicos de Saúde Ambiental, em colaboração com outras entidades, a resolução das reclamações por poluição e insalubridade, analisando, realizando vistorias sempre que se julgue necessário ou então efetuando o encaminhamento para as entidades competentes.

Na Unidade de Saúde Pública deram entrada várias reclamações por situações de insalubridade ou poluição, neste contexto foram desenvolvidas as seguintes actividades:
- Análise das reclamações recebidas, realização de vistorias sempre que se julgue necessário e seu encaminhamento para as entidades competentes, tendo em vista a sua resolução;
- Atualização da base de dados das reclamações.

As reclamações que deram entrada na unidade de Saúde Pública foram as seguintes:
- Ruído/Conforto Térmico;
- Cinzas provenientes da Padaria;
- Más condições de higiene e de habitalidade no parque de campismo.

Deste modo, houve a necessidade de realizar algumas vistorias, por vezes, com a colaboração de outras entidades.

Ruído/Conforto Térmico
Visto que o utente se queixava de ruído e conforto térmico, realizámos a vistoria na padaria. Fomos acompanhadas pela Autoridade de Saúde e por técnicos da Câmara de Vila Real de Santo António, verificando-se a inexistência de ventilação adequada no estabelecimento, provocando desconforto, devido ao calor dos fornos, aos funcionários e habitantes do prédio. Para além disso, a ventilação forçada que se encontrava exposta, em funcionamento, produzia muito ruído assim como os equipamentos utilizados na confeção do pão.



Cinzas provenientes da Padaria 
Face a uma reclamação de insalubridade apresentada neste serviço, devido a cinzas no quintal da reclamante e respetivos vizinhos e cheiro a resina, provenientes da Panificação, fomos ao local onde se verificou:
- Cinzas no quintal da queixosa e da sua vizinha a norte; (Figura 1)
- Cinzas nos automóveis estacionados na rua da Padaria Toledo.
 
Figura 1 - Quintal da queixosa e da sua vizinha a norte

Más condições de higiene e de habitabilidade no parque de campismo
Na sequência de um alerta sobre as deficientes condições higiénicas e de saúde de uma mulher de mobilidade condicionada, que frequenta diariamente o Centro de Saúde de Monte Gordo, fui com as técnicas de Saúde ao Parque de Campismo, local onde a mulher reside com o seu marido, onde constatamos o seguinte:
- O casal habita numa caravana, com um avançado, que apresenta más condições de higiene e salubridade, devido à deficiente higiene, acumulação de materiais e ao mau cheiro;
- A utente não se encontrava no local, apenas o seu marido;
- O responsável do parque de Campismo já estava alertado para a situação devido às más condições higiénicas da senhora e do estado em que esta tem deixado as instalações sanitárias do parque;
- O local não apresenta condições adequadas à situação clínica de ambos, tal como referem os relatórios médicos conhecidos.


Nas situações em que não possuímos competência para a resolução das reclamações apresentadas nos serviços, procedemos ao seu encaminhamento para as entidades competentes nomeadamente Câmara Municipal, Serviço Social, CCDR Algarve, entre outras.

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